•

 

JORGE RIZZINI

Jorge Rizzini (São Paulo/SP, 25 de setembro de 1924; 17 de outubro de 2008) foi um escritor, jornalista, radialista, publicitário e médium psicógrafo brasileiro, que se destacou na recepção de música mediúnica.
Nasceu em família espírita e, a partir de 1950, passou a participar ativamente no Movimento Espírita brasileiro, empregando os seus conhecimentos na divulgação da doutrina espírita. Em 1959, presidiu o Clube dos Jornalistas Espíritas do Estado de São Paulo e, no mesmo ano, publicou a revista “Kardequinho”, voltada para o público infantojuvenil.

Desde a infância, manifestava mediunidade de cura e, aos dez anos, curava as dores da mãe, Cecília Toledo Rizzini. Foi casado com a pedagoga e escritora Iracema Sapucaia, com quem teve três filhos: Maria Angélica, Ricardo e Eliana.

Lançou o primeiro programa de televisão espírita: “Em Busca da Verdade”, na TV Cultura de São Paulo. Produziu diversos documentários cinematográficos sobre fatos e personalidades espíritas.

Na televisão ainda, participou de debates que repercutiram em todo o Brasil, defendendo médiuns como Otília Diogo, Francisco Cândido Xavier, Waldo Vieira e José Pedro de Freitas – o Arigó, sendo sua  testemunha de defesa no segundo processo criminal que sofreu.

Colaborou intensamente com órgãos da imprensa espírita, deixando-nos artigos veementes, analíticos e questionadores de certas visões acerca do espiritismo, sempre defendendo a pureza doutrinária.

Como pesquisador, escreveu obras sobre personalidades espiritualistas como Eurípedes Barsanulfo, Allan Kardec, as Irmãs Fox e outros. Foi o primeiro biógrafo oficial do escritor paulista José Bento de Monteiro Lobato (1882-1948), que realizou experiências com a mediunidade e realizava reuniões mediúnicas familiares.

Foi um divulgador de músicas compostas por autores famosos já falecidos, através de diversos suportes (discos de vinil, fitas cassete e CDs) e pela realização de diversos festivais de música mediúnica.

Escreveu e publicou os seguintes livros: Antologia do Mais Além; Kardec, Irmãs Fox e outros; Materializações de Uberaba; Guerra Junqueiro, no Aquém e no AlémEscritores e fantasmasEurípedes Barsanulfo, o Apóstolo da Caridade; Castro Alves fala à TerraA vida de Monteiro Lobato,
O regresso de Glória; e J. Herculano Pires, o apóstolo de Kardec.