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A TEORIA DA REFORMA ÍNTIMA


A TEORIA DA REFORMA ÍNTIMA

O Espiritismo não criou igrejas, não precisa de templos suntuosos e tribunas luxuosas com pregadores enfatuados. Não tem rituais, não dispensa bênçãos, não promete lugar celeste a ninguém, não confere honrarias em títulos ou diplomas especiais, não disputa regalias oficiais. Sua única missão é esclarecer, orientar, indicar o caminho da autenticidade humana e da verdade espiritual do homem. Se não compreendermos isso e nisso não nos integrarmos estaremos sendo pedras de tropeço para os que desejam realmente evoluir, não por fora, mas por dentro. E esse por dentro não quer dizer reforma, mas desenvolvimento das potencialidades do espírito.
A teoria da reforma intima é um engodo que levou muitos companheiros aproveitáveis à vaidade adulteradora.
Não há reforma para o que não se estraga. O espírito é o mesmo em todos e só necessita de uma coisa: desenvolvimento. Enquanto não desenvolver a sua capacidade de compreender, analisar, julgar, discernir e respeitar a verdade não terá condições para modificar-se por dentro.
Mesmo porque essa modificação só pode ocorrer pelo esforço pessoal de cada um. A expressão reforma intima é inadequada, pois implica a ideia de substituição de coisas, conserto, modificação em disposições internas, como numa casa ou numa loja. As disposições internas do espírito correspondem ao seu grau de evolução, como nos mostra a Escala Espírita de Kardec.
O espírito é vida e não arranjo. Seu desenvolvimento depende de experiências, estudos, reflexão – tudo isso com mente aberta para a realidade e não fechada em esquemas artificiais.
Ninguém se reforma nem pode reformar os outros. Mas todos podem superar as suas condições atuais, romper os limites em que a mente se fechou e transcender-se.
Os modelos de figurino espiritual são inócuos e até mesmo prejudiciais.
A responsabilidade espírita é individual, cada qual responde por si mesmo e não pode prender-se a supostos mestres espirituais.

Um espírita que se sujeita às lições de um mestre pessoal não é espírita, é um beato seguindo Antônio Conselheiro. O despertar da consciência na experiência é o seu caminho único de progresso.
Ele não confia em palavras, mas nos fatos. Não busca a ilusão de uma salvação confessional, mas aprofunda-se no conhecimento doutrinário para saber por si mesmo onde pisa e para onde vai…

Os que precisam de mestres não confiam em si mesmos, fazem-se ovelhas de um rebanho.
No Espiritismo não há rebanhos nem pastores: há trabalho a fazer, afinidades a estabelecer entre companheiros em pé de igualdade, toda uma batalha a vencer; há os pesados resíduos teológicos, supersticiosos e obscurantistas que esmagam a ingenuidade das massas.
O Espiritismo é uma tomada de consciência da responsabilidade do homem na existência, da sua liberdade e da sua transcendência.
Os espíritas que ainda se alimentam de leite – como escreveu Paulo – precisam tratar de crescer e alimentar-se de coisas sólidas, consistentes.
 
Livro: Curso Dinâmico de Espiritismo – O Grande Desconhecido
Capítulo – 4  – Sexo e Genética no Espiritismo -Pág 28
Autor: J. Herculano Pires

2 Respostas para “A TEORIA DA REFORMA ÍNTIMA

  • Avatar
    Maria Aparecida Marques Machado
    2 semanasdias atrás

    Estava precisando desses ensinamentos por mais que lemos os livros sempre bom ter mais informações sobre a doutrina espirita obrigado .

    • Olá Maria, boa tarde! este texto é realmente formidável não é mesmo! Gratidão a nosso estimado amigo e patrono J. Herculano Pires. Maria, te convido a ler o livro de onde extraímos esta lição, pois tem muita informação de alta qualidade.
      Livro: CURSO DINÂMICO DE ESPIRITISMO ( J.Herculano Pires)
      Depois comenta sobre este assunto em nosso grupo de whats. Dúvida envie mensagem para estudosherculanopires@gmail.com

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